A empresa de proteção e segurança contra incêndios Tyco está testando uma nova ferramenta em sua sede, que fica na cidade de Cork, na Irlanda. Trata-se de um dispositivo que detecta o padrão dos batimentos cardíacos dos funcionários e só então libera o acesso deles ao local. A novidade ainda está em fase de testes sem data para lançamento e pode gerar muitas discussões sobre a privacidade.

A leitura dos movimentos do coração é feita da seguinte forma: os sensores identificam e avaliam as vibrações dos órgãos internos e das moléculas corporais, independente do uso de roupas, da posição do corpo ou de suor, não sendo necessário o contato do indivíduo com a ferramenta. Segundo a Tyco, além de detectar os batimentos cardíacos, a plataforma pode registrar outros dados, como ritmo respiratório, atividade muscular e glicemia, o que possibilita não só a identificação do funcionário, mas também o uso médico das informações.

A novidade foi desenvolvida por uma startup israelense, a ContinUse Biometrics, que faz parte do sistema de aceleração da Tyco Innovation — departamento da empresa voltado à inovação —, possibilitando a criação de soluções de segurança para indústrias de construção e edifícios inteligentes.